Gestão de Crise Financeira

Gerenciamento Financeiro

Trabalho realizado tanto para PF (Pessoa Física) quanto para PJ (Pessoa Jurídica) com o intuito de auxiliar nas questões de endividamento, principalmente junto a Instituições Financeiras.
 Pelo fato do mercado brasileiro oscilar muito, é fato que ninguém está seguro e uma situação de crise financeira pode bater a porta de qualquer um a qualquer momento.
 É importante assumir a existência da crise financeira e buscar soluções e ajuda para iniciar o processo de reversão desse quadro, pois a tendência é que o problema aumente a ponto de se tornar irreversível.
 Diante da gravidade de tal problema, é fundamental que o empresário procure um especialista para orientação e detectar as falhas e desenvolver um plano de ação.
 O mais importante é que tanto a PF (Pessoa Física) quanto a PJ (Pessoa Jurídica) reconheçam a existência da crise financeira.

Diagnóstico

Negociação

Acompanhamento

Expansão de Negócios

Expansão de Negócios

Quando um negócio começa a crescer, ganhar mercado, o pensamento do empresário é na expansão, visando galgar novos objetivos.
 É importante ter um bom conhecimento do seu negócio e do mercado em que atua para saber se o seu negócio está preparado para uma expansão.
 Uma análise importante a se fazer, é se seus clientes vem até você ou você tem que ir até eles, isso vai te mostrar se os clientes estão satisfeitos com seus produtos/serviços ou ainda buscam alternativas no mercado.
 Outro ponto a se analisar, é referente a mudança de mercado, as tendências, novos desafios, novas necessidades dos consumidores, novas perspectivas, entre outros aspectos para saber se seu negócio está sujeito a desaparecer dentro de um lapso temporal curto. É muito importante analisar se seu negócio é algo enraizado no mercado, ou se não é somente “modismo”, pois se tratando deste, a vida útil do negócio é limitada.
 É de extrema importância que seja feito um planejamento financeiro, identificando quanto de investimento será necessário para seu projeto de expansão.
 Se sua opção de expansão for na forma de “franquias”, o franqueado é quem assume o risco de criar o empreendimento. Buscar informação sobre o funcionamento do sistema de franquias, suas leis, regras e casos de sucesso são essenciais, e uma pesquisa detalhada nas franquias que não tiveram sucesso, é importante para ter ideias e conhecimento de algumas situações que não foram funcionais.
 Depois de um estudo minucioso, é possível desenvolver o formato de sua operação e gestão, garantindo a padronização e qualidade dos seus produtos/serviços para o consumidor final.
 Se o modelo de expansão de seu negócio for por “filiais”, a carga de planejamento e dedicação é muito maior, pois é importante saber se a empresa é capaz de produzir mais e se gera capital suficiente para sustentar uma nova unidade.
 Quando falamos de uma nova unidade, é fundamental que ela se pague, ou seja, mediante análise de controle financeiro, demonstrativos, relatórios de desempenho e gestão de processos, devem ser analisados separadamente entre Matriz e Filial, facilitando a análise de resultados da nova unidade.
 O importante é não meter os pés pelas mãos, deve ser feito um planejamento prévio para que minimize o risco da expansão, pois sabemos que o novo negócio precisa de investimento e que demora alguns meses para dar o retorno esperado, mesmo que a marca seja conhecida.

Diagnóstico

Estudo de Viabilidade

Implantação

Franquia

Franquia

O aquecimento no mercado de franquia fez surgir novos investidores, muitas vezes hipossuficientes frente ao poder econômico dos franqueadores.
 Franchising é um modelo de negócio onde o franqueador cede ao franqueado direito de uso da marca ou patente, e direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, mediante remuneração direta ou indireta.
 A Lei 8.955/94, que prevê direitos e obrigações de ambas as partes, franqueador e franqueado, por se tratar de uma Lei muito antiga, foi redigida quase na totalidade com requisitos que contemplem a Circular de Oferta de Franquias (COF), e pouco se preocupou com o contrato entre as partes.
 Pela ausência de regras, ou regas ultrapassadas e o poder econômico das franqueadoras, é notório o desiquilíbrio contratual entre as partes, pois não existe a condição de igualdade entre franqueador e franqueado, fazendo com que este sofra as consequências da omissão e falta de ajustes da Lei vigente.
 Existe um documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF), documento esse que contem todo o histórico da marca, dos donos da franquia, demonstrativo de resultado de outras unidades franqueadas, contatos de todos os franqueados e assim por diante. Esse documento deve ser entregue com um mínimo de 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato, ou mesmo o pagamento de qualquer tipo de taxa, mas na maioria das vezes quase nunca é entregue, e na ausência desse pressuposto, vem a motivação para rescisão de contrato de franquia culminada com a devolução de quaisquer valores pagos pelo franqueado ao franqueador.
 Vou elencar alguns direitos dos franqueados:
 direito de utilizar a marca e o modelo de negócio da rede de franquias durante o tempo estimado pelo contrato;
 adquirir o know-how do franqueador e que este seja, de preferencia, atualizado regularmente para não defasar;
 suporte as operações, preferencialmente apresentadas em treinamentos e que constem nos manuais;
 suporte permanente às operações por um profissional qualificado e que tenha conhecimento não somente em franquia, mas conhecimento de mercado de tal produto;
 exclusividade territorial é de extrema importância para o franqueado, pois sabemos que planejamentos e execuções de ações comerciais são frutíferas com o tempo, e a segurança para retorno das ações é a exclusividade territorial, assegurando que não existirá outro concorrente da mesma marca dentro da sua área de atuação.
Sabemos que o mercado de franquias tem crescido muito no Brasil, mas não podemos esquecer de uma análise minuciosa tanto na Circular de Oferta de Franquias (COF), como no Contrato de Franquia, pois por se tratar de um modelo muito típico de negócio, temos que nos precaver para que o sonho não se torne um grande pesadelo.

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